ESSE ANIMAL TE ENSINA A TER SUCESSO

Outro dia estava navegando na Amazon, e achei um livro que me chamou bastante a atenção

FORMIGAS: LIÇÕES DA SOCIEDADE MAIS BEM SUCEDIDA DA TERRA

Porra, eu quero aprender com a sociedade mais bem sucedida da terra, pensei…

E na hora comprei o livro.

Na verdade eu sou meio compulsivo comprando livro.

Embora eu leia de 2 a 3 livros por semana, ainda sim compro mais livros do que sou capaz de ler.

Mas enfim…

O livro é muito fácil de ler e traz insights muito legais…

Eu nunca tinha parado pra pensar em como as formigas podiam nos ensinar tantas coisas…

E aqui vão 5 coisas que eu tirei do livro:

TRABALHE COM VONTADE

Cada formiga assume com total responsabilidade sua tarefa. Ela não fica esperando a próxima fazer por ela. Ela vai lá e faz, trabalhando sempre com muita vontade. Pois ela sabe que sua vida é muito curta (a maioria das espécies vive em média 40 dias), e por isso aproveita o máximo esse tempo para trabalhar, pensando em deixar o sustento para as próximas formigas que estão por vir. Elas fazem de tudo pensando na perpetuação da espécie.

SEJA ORGANIZADO EM TUDO

A comunidade das formigas é extremamente organizada. Cada uma tem sua função e sabe exatamente o que deve fazer. Um amigo meu me dizia: Cara, eu prefiro investir um tempo me organizando, definindo metas, alinhando tudo, do que trabalhar sem planejamento, pois o tempo que eu vou perder fazendo isso é muito maior do que o tempo que eu levo pra me organizar.

ADQUIRA RECURSOS

As formigas se preocupam demais com seu futuro. Deixa um pedaço de qualquer coisa que elas possam comer perto de um formigueiro pra ver o que acontece…Você vai ver que em menos de 5 min um batalhão de formigas vem pegar o alimento para estocar. E essa foi umas das áreas que mais eu negligenciei nos últimos anos. Eu foquei todos os meus esforços em ganhar dinheiro, mas nunca me preocupei em investir. Contratei um consultor financeiro há 2 meses pra me ajudar nisso, mas o fato é que eu teria muito mais grana guardada se fosse mais organizado financeiramente.

CONCLUA SUAS ATIVIDADES

Quantas vezes nós não começamos coisas e não terminamos? Ano passado mesmo eu comecei 3 aplicativos. Apenas um vai sair do papel agora. Outro está em stand by pra sair, e o outro provavelmente não vai sair do papel. Eu não posso reclamar do meu lado que entra em ação. Pq quando eu tenho uma ideia eu tiro ela do papel rápido, não fico deixando pra depois. Mas o meu problema as vezes é fazer muita coisa ao mesmo tempo e acabar concluindo poucas. E as formigas já me ajudaram a deixar isso consciente na minha cabeça pra não acontecer mais. (por isso eu amo ler)

DESFRUTE DOS RESULTADOS

Outra coisa que eu sempre pequei. Eu trabalhei tanto nos últimos anos que me sentia até mal quando tirava momentos de folga, achando que estava perdendo tempo quando podia estar trabalhando. E esse é um grande erro. É preciso curtir os momentos de sucesso, pois dessa forma enviamos a nossa mente o sinal de que trabalhar bastante vale a pena e é recompensador. As formigas trabalham pra caralho em uma época do ano, mas no frio elas descansam e aproveitam os recursos que obtiveram. Quando eu li isso percebi onde estava errando. Nesse ano eu defini algumas metas, e quando eu cumpri-las, provavelmente vou tirar uns 3 meses pra viajar e ficar de boa (não deixando de gravar, é claro haha).

Então agora, deixa eu voltar pro primeiro passo! Trabalhar com vontade…

Se quiser conhecer e entender mais sobre meu trabalho, gravei um vídeo com o Tiago Fonseca (que é meu sócio em alguns projetos), onde ele explica melhor a estratégia que usamos para criar e divulgar negócios e produtos na internet

Clique aqui pra assistir

Abraços

Elias